Tuesday, March 20, 2007

Peugeot 207 1.4HDI

Tudo começou com um "mini-rally" dos stands com o Jung13. Fomos entao ao stand da Peugeot e começamos a ver os carros...
Quando o vendedor se chega ao pe de nos e pergunta se precisavamos de alguma coisa... Perguntei apenas :
C(ooper):- "o que e preciso para fazer um test-drive?"
V(endedor): "ter carta. que modelo quer experimentar?"
C:"ah ate gostava de ver o 207"
V: "deixe so ver... ah ele ate deve estar ali fora.. sim.. e akele.. so um momento"

acontece k o vendedor foi la dentro e apareceu de chave na mao Shocked

Respondi k nao era preciso ser agora e que podia la ir noutra altura.... que nao era preciso incomodar... a resposta foi:
"Nao se preocupe.. Vamos la"

Ora bem.. mesmo ja tendo passado da hora afixada de fecho do stand (foi perto das 20h) la seguimos..

Atenciosamente esteve a explicar as regulaçoes dos bancos e volante, dos espelhos... e la seguimos..

Para começar... adoro o 207... e claro que a estetica e sempre subjectiva mas eu acho k o carro tem um design brutal quer no interior quer no exterior... Os materiais estao bons e ao contrario do que se diz por ai ate tem boa montagem...

Uma vez ao volante nao tive dificuldade em entrar e arranjar espaço para mim (confesso k em muitos carros nao e muito facil pk nao sou propriamente baixinho ) nem para regular o volante e o banco a minha medida (nao atinava era com o comando da regulaçao do volante... lol ). O vendedor destacou algo que achei particularmente engraçado. Na consola encontram-se 5 simbolos a vermelho ou encarnado representado os lugares do carro e a respectiva colocaçao ou nao dos cintos de segurança. No caso do condutor apita se este nao estiver colocado e no caso dos passageiros apenas apita se for retirado dps de colocado.

Ja devidamente encaixado no meu lugar, dei a chave e despertei o motor 1.4 HDi de 70cv. Um ligeiro ruido deu a perceber k o carro ja estava em funcionamento. Nada de exagerado nem acompanhado de muitas vibraçoes.

Tirei o carro do parque e seguimos... comecei por notar a suavidade de conduçao.. Ou era de nao estar habituado a carros a gasoleo ou nao sei mas achei a conduçao mto suave... uma permissao brutal entre a relaçao acelerador <-> embraiagem.... acho que e um carro quase impossivel de deixar ir abaixo thumbs up
Depois a suavidade dos comandos... Volante de facil habituaçao a baixa velocidade... e facil de manusear.. a caixa nao era tao suave mas o carro tinha muitos pcos km's... era de facto uma unidade mto mto recente e ainda nao estava "no ponto" ;)

Os comandos dos pedais sao nitidamente franceses... um pedal de travao muito sensivel que provoca a quem nao esta habituado que se descole do banco numa travagem normal e que se volte a ser impulsionado para tras quando se larga o pedal... Como condutor de varios carros franceses e normal este tipo de relaçao que so com o habito e que la vai...

Seguindo por estrada notei no conforto de rolamento do carro... Tem uns bancos de facto confortaveis segundo os padroes franceses e a insonorizaçao tambem esta muito boa... o pouco ruido que invadia o habitaculo nunca foi excessivo e permitia a boa convivencia.. mesmo esticando ate as 4000 RPM o barulho era suave :P

Os espelhos de grandes dimensoes podem nao agradar esteticamente a toda a gente mas de facto proporcionam uma ampla visao do k se passa a nossa volta.

Deixando a auto-estrada seguimos pela A25.... puxando um pouco mais pelo motor consegue-se manter um bom andamento.... nem dei pela velocidade real, apenas sei k seguindo naturalmente olhei para o conta-km's e este marcava 135 Embarassed [n digam isto a ng mas ja ia acima do limite legal]. Mais uma vez o conforto e a fantastica insonorizaçao brindavam-nos com uma viagem calma...

Nas saidas da auto-estrada pude verificar a forma como o carro se agarrava a estrada.. Nao o puxei aos limites como e obvio mas pareceu-me um carro bastante equilibrado. Sem abusar mas tambem sem ter k reduzir excessivamente a velocidade o carro cumpriu a trajectoria imposta sem reclamar...

Saido a auto-estrada deparei-me novamente com a conduçao extra-urbana e na aproximaçao de uma rotunda deparei-me com aquele que acho ser o seu principal defeito... a resposta a baixa rotaçao...
abrandando a entrada da rotunda e tentando seguir com a segunda engranada o carro parece k morre.... tive k engrenar primeira para conseguir sair despachadamente da rotunda.... Depois disso e em estrada aberta ja se conseguem andamentos razoaveis desde k se mantenha acima das 1500 RPM.

Olhando para o computador de bordo verificamos os consumos comedidos.
5,5 l/km parece-me uma media bastante aceitavel tendo em conta k se trata de uma unidade recente, conduzida por cidade e por inumeros condutores, sendo k a tendencia sera k esta media acabe por baixar Wink

No geral, fiquei com uma impressao bastante boa deste carro... Se ja gostava dele, depois de o conduzir ainda passei a gostar mais e so tenho pena k nao tenha maior disponibilidade do motor, culpa do peso elevado, mas e uma falha menor e que pode ser colmatada com a escolha da versao 1.6 HDi de 90 ou 110cv mr_green

Mal posso esperar para o conduzir novamente e da proxima vez k o fizer tambem ficou prometida a analise ao 307 1.6 HDi para ter um termo de comparaçao :P "Mi aguardji"



A FAVOR:
- Estetica
- Conforto
- Insonorizaçao
- Luzes avisadoras dos cintos de segurança

CONTRA:
- Disponibilidade do motor a baixo regime
- Preço Crying or Very sad (mas sera k ja nao ha carros baratos hoje em dia??)

3 comments:

Coives said...

humm...gostei de ler sim senhora, mas tens de ter um pouco mais de cuidado com a formatação do texto pq se não torna-se muito aborrecido de ler ;) E umas imagens só ficavam bem :D
E realmente, pq não escreveres para O teu carro ta fdd cmg? sempre que escrevesses alguma coisa, mandavas-me que eu editava (sem alterar o texto claro) e depois postava-se. Ficavas com uma secção só pra ti e podias escrever o que quisesses. Que me dizes? Se não quiseres é na boa ;) Mas acho que era interessante. e já não precisávamos de ter 2 blogs a falar da mesma coisa. ficava tudo só num

ASilva said...

É um bom carrito mas muiiiitooo morto... merece um melhor motor senão não se aguenta nas canetas.

Pedro said...

Não aprecio o design da Pegeot muito menos o 207, mas gostos não se discutem, quando ao funcionamento do motor já posso comentar qualquer coisa.
Tenho um Corsa C com o motor 1.3CDTI (75cv) e o motor não deve ser muito diferente em termos de comportamento em relação 1.4HDI que equipa o 207. Entre as 1000 -1500 RTM o motor não tem uma resposta rápida, mas é um motor diesel tens de dar o desconto, mas quando o turbo entra em funcionamento +/- as 1750 rpm (no caso do 1.3 CDTI) o motor tem um comportamento interessante. Já conduzi um pegeot 106 1.5 de 2000 a diesel, é uma autentica arrastadeira comparado com os carros actuais. Só com 75 cv de potência (1.3 cdti) chega perfeitamente para o tipo de carro que é, e depois faz um consumos na ordem dos 4.4 l e na pior das hipóteses 4,7 l aos 100Km num circuito combinado, tendo em conta o preço dos combustíveis hoje em dia, o baixo consumo é uma grande vantagem.

Cumprimentos do teu primo Pedro Neves...